Trabalho com o jornal
Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;
2) Avaliar se o texto é claro;
3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;
4) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos;
5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;
2) Avaliar se o texto é claro;
3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;
4) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos;
5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.
Estratégia
1) Xerocar uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico:
- O quê?
- Quem?
- Como?
- Onde?
- Por quê?
- Quando?
(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).
2) Pedir um resumo da notícia.
3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal.
4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).
5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).
6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.
1) Xerocar uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico:
- O quê?
- Quem?
- Como?
- Onde?
- Por quê?
- Quando?
(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).
2) Pedir um resumo da notícia.
3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal.
4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).
5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).
6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.
Conclusão da atividade
1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar;
2) Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço.
Retirado de: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u203.jhtm
1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar;
2) Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço.
Retirado de: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u203.jhtm
Retirado de: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u203.jhtm
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TICS EM SALA DE AULA
Em um mundo cada vez mais
globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto
pedagógico é uma
maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é
de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa
de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP).
Rádio.
Esta metodologia seria inserida em sala de aula através da
gravação de um programa de rádio, com o objetivo de desenvolver a oralidade e
até mesmo a produção escrita, no momento de preparação do programa.
Vídeo.
A utilização de vídeos
normalmente ajuda o professor a manter a atenção da turma, que encara o
momento do vídeo, seja um documentário, um filme sobre baseado em
acontecimentos históricos como um descanso das aulas tradicionais, do que uma
outra aplicação de conteúdo, mesmo que eles venham a aprender algum conteúdo
através do mesmo.
Sites e aplicativos relacionados ao conteúdo de sala de
aula.
Podem ser um grande auxílio para o professor no momento de
aplicar o conteúdo de forma mais interessante e interativa para os alunos. Por
exemplo: em uma aula de Língua inglesa o professor pode apresentar aos alunos sites que os ajudem a aperfeiçoar a pronúncia
através de jogos, em vez de fazer a turma repetir uma série de palavras em sala
de aula.
*Sites de busca
Sites de busca podem ser utilizados para pesquisas sobre o
tema da aula do dia, pode ser utilizado com 2 vertentes, a ampliação do
conteúdo que foi visto nos livros e exposto em sala . Também como forma de
ensinar a pesquisar, ou seja, ensinar como sites como por exemplo a Wikipédia
podem ser utilizados para pesquisas, ensinar que podem haver informações
erradas neste tipo de site, e os alunos devem procurar a confirmação do que
eles encontraram ali antes de entregar ao professor.
Jornal Impresso
Apesar de não ser uma nova tenologia ou forma de informação,
é importante trazê-lo para a vida dos alunos, pois traz uma grande variedade de
textos escritos, notas policiais,
esportivas, televisivas, cada uma possuindo um tom e público diferente.
Proporcionaria ao aluno junto do conhecimento destas variadas formas, um aprimoramento
de sua expressão escrita diante de cada situação textual, e o trabalho com o
senso crítico.
TICS EM SALA DE AULA
Vídeo.
Sites e aplicativos relacionados ao conteúdo de sala de aula.
*Sites de busca
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A utilização de aparelhos eletrônicos em sala de aula
O objetivo principal é discutir o uso adequado de aparelhos eletrônicos em sala de aula, uma vez que proibir a utulização dos mesmos nos dias atuais não gera resultado. Os alunos os utilizam para ver assuntos que não estão minimamente relacionados com os de sala de aula.
Conteúdos
Criação de regras para o uso dos aparelhos eletrônicos.
Regras deverão ser sugeridas pelos próprios alunos, e após a avaliação de plausibilidade feita pelo professor as sugestões serão votadas pela turma.
Sugestões que o professor pode dar:
* Utilizar como ferramenta para pesquisas imediatas. Significado e ortografia de palavras por exemplo;
* Utilizar como facilitador de leituras, através de e-books por exemplo;
* Utilizar como ferramentas para atividades extras, como por exemplo player de música em alguma atividade extra.
Conteúdos
Criação de regras para o uso dos aparelhos eletrônicos.
Regras deverão ser sugeridas pelos próprios alunos, e após a avaliação de plausibilidade feita pelo professor as sugestões serão votadas pela turma.
Sugestões que o professor pode dar:
* Utilizar como ferramenta para pesquisas imediatas. Significado e ortografia de palavras por exemplo;
* Utilizar como facilitador de leituras, através de e-books por exemplo;
* Utilizar como ferramentas para atividades extras, como por exemplo player de música em alguma atividade extra.
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